domingo, 24 de junho de 2012

Russell

 

O Pastor Russell foi o fundador das Testemunhas de Jeová, em sua época conhecidas como Estudantes Internacionais da Bíblia

   Russell (ou Russel, em português), se considerava um mensageiro de Deus, conforme uma linhagem especial e espiritual de homens aprovados por Deus. O livro O Mistério Consumado, editado em 1917, revela muitos conceitos que hoje parecem estranhos. Uma das formas mais ricas de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová é analisando suas publicações antigas. Se quiser conferir a obra em inglês, pode lê-la aqui.

   






Analisemos algumas imagens presentes no livro O Mistério Consumado:



     É interessante notar como Russell era cultuado, mas também é importante observar como, naquela época, os grandes líderes protestantes, como Lutero, eram reconhecidos como sendo homens de Deus, aprovados. Não havia conflito em reconhecer que outras igrejas haviam revelado conhecimento exato, correto, aprovado por Deus. Hoje as Testemunhas de Jeová acreditam que elas são, exclusivamente, a fonte de todo conhecimento "puro e verdadeiro", enquanto os demais líderes e denominações religiosas são todos falsos, hipócritas.

    Russell não omitia ter bebido na fonte do protestantismo, que nada mais é do que uma parte da cristandade, todavia, se considerava o moderno mensageiro de Deus, oriundo de uma linhagem aprovada de homens de Deus, como vimos na figura acima.

      Na imagem a seguir, Russell é retratado como a fonte absoluta de "a verdade divina" perante "críticos".


        Nessa época, Russell identificava-se como sendo o "escravo fiel e discreto", de Lucas 12. É, aquilo que era "A verdade" divina, inquestionável perante os críticos, mudou bastante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...